![]() |
| Radiola, Doquinha, Robério e Sinha |
Em meados de 2016 o jornalista , locutor e marqueteiro Sérgio Silva (Radiola) sinalizou a Robério Santos que o famoso cangaceiro Bem-ti-vi do caso envolvendo Zé Baiano e Lídia morreu na respectiva cidade de Carinhanha, sendo ele, até então, uma das maiores incógnitas da história do cangaço.
Após essa dica o pesquisador começou a investigar o caso e pesquisar bem. Foi quando surgiu outros personagens que ajudaram valiosamente as pesquisas. O senhor Deca Boca Rica ajudou nas pesquisas e conseguiu livros importantes de Wilson Lins em que o cangaceiro era citado como vivendo em Carinhanha. Assim Robério Santos veio a campo, saindo de Itabaiana - Sergipe e entrevistando pessoas que conviveram com Bem -ti-vi, que, aliás, em Carinhanha adotou o nome de Benedito Bacurau.
O mesmo entrevistou seu Virgílio (Virgilinho) que deu abrigo a Bem-ti-vi até o final da vida deste em 1991. Robério foi até o local onde o mesmo foi sepultado e fechou com chave de ouro uma das maiores pesquisas sobre cangaço. O que chamou a atenção é que as autoridades locais não possuem noção do quanto Bem-ti-vi era importante na história do cangaço e seu túmulo é apenas uma pequena lage sem nenhuma inscrição.
Um dos depoimentos mais marcantes foi do senhor Jorge, mais conhecido como "Jorjão do bar" que contou justamente a história que ouviu de Bem-ti-vi sobre Lídia e Zé Baiano.
Antes de iniciar a pesquisa Robério Santos foi recepcionado na casa de Radiola por amigos e fãs do canal a exemplo de Sinha do lanche (fã incondicional de Robério e seu canal O cangaço na literatura), Doquinha, Mundinho da Oficina (este conviveu com Bem-ti-vi), vereador Marcelo Falcão e muitos outros amigos.













A história esta incompleta eu sei coma Benedito bacurou recebeu esta apelido. E de onde ele veio e quem recepcionou no inicio.
ResponderExcluir
ExcluirPreciso falar cntg... 999740607
Nossa, que história!! Eu ainda criança tive o prazer de conhecer e ele passou vários São João na roça do meu pai conosco!! Como lembro dele!!
ResponderExcluirConhecê-lo*
ResponderExcluirComo alguém diz que faz uma descoberta histórica sem apresentar uma prova se quer sobre o fato. Apenas com relatos orais e diz ter encontrado um túmulo sem nem ao menos checar a ossada. Sem nem se quer ter uma foto do verdadeiro Bem-te-Vi. E ainda informa que esse Bem-te-Vi passou a se chamar Jacaré, quando sabemos que o Cangaceiro Jacaré (Bando de Corisco) morreu em 1936. Isso é piada! Esse cara não tem nada que comprove isso. Está manchando o trabalho dos historiadores sérios e a História do Cangaço! Provas, cadê???
ResponderExcluir