Pular para o conteúdo principal

Jornalista e Pesquisador faz descoberta histórica em Carinhanha

Radiola, Doquinha, Robério e Sinha
Neste sábado (26) o escritor, youtuber, jornalista, pesquisador, historiador, cineasta e ator Robério Santos, esteve em Carinhanha fazendo documentário sobre um importante personagem histórico que viveu na cidade, mas é reconhecido nos anais da história em todo o país, sobretudo, no nordeste.

Em meados de 2016 o jornalista , locutor e marqueteiro Sérgio Silva (Radiola) sinalizou a Robério Santos que o famoso cangaceiro Bem-ti-vi do caso envolvendo Zé Baiano e Lídia morreu na respectiva cidade de Carinhanha, sendo ele, até então, uma das maiores incógnitas da história do cangaço.

Após essa dica o pesquisador começou a investigar o caso e pesquisar bem. Foi quando surgiu outros personagens que ajudaram valiosamente as pesquisas. O senhor Deca Boca Rica ajudou nas pesquisas e conseguiu livros importantes de Wilson Lins em que o cangaceiro era citado como vivendo em Carinhanha. Assim Robério Santos veio a campo, saindo de Itabaiana - Sergipe e entrevistando pessoas que conviveram com Bem -ti-vi, que, aliás, em Carinhanha adotou o nome de Benedito Bacurau.

O mesmo entrevistou seu Virgílio (Virgilinho) que deu abrigo a Bem-ti-vi até o final da vida deste em 1991. Robério foi até o local onde o mesmo foi sepultado e fechou com chave de ouro uma das maiores pesquisas sobre cangaço. O que chamou a atenção é que as autoridades locais não possuem noção do quanto Bem-ti-vi era importante na história do cangaço e seu túmulo é apenas uma pequena lage sem nenhuma inscrição.

Um dos depoimentos mais marcantes foi do senhor Jorge, mais conhecido como "Jorjão do bar" que contou justamente a história que ouviu de Bem-ti-vi sobre Lídia e Zé Baiano.

Antes de iniciar a pesquisa Robério Santos foi recepcionado na casa de Radiola por amigos e fãs do canal a exemplo de Sinha do lanche (fã incondicional de Robério e seu canal O cangaço na literatura), Doquinha, Mundinho da Oficina (este conviveu com Bem-ti-vi), vereador Marcelo Falcão e muitos outros amigos.

O documentário estará disponível na íntegra em breve no canal do Youtube "O Cangaço na Literatura". https://www.youtube.com/channel/UCCW4a4XvhekadUvjGbgYYbw















Comentários

  1. A história esta incompleta eu sei coma Benedito bacurou recebeu esta apelido. E de onde ele veio e quem recepcionou no inicio.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história!! Eu ainda criança tive o prazer de conhecer e ele passou vários São João na roça do meu pai conosco!! Como lembro dele!!

    ResponderExcluir
  3. Como alguém diz que faz uma descoberta histórica sem apresentar uma prova se quer sobre o fato. Apenas com relatos orais e diz ter encontrado um túmulo sem nem ao menos checar a ossada. Sem nem se quer ter uma foto do verdadeiro Bem-te-Vi. E ainda informa que esse Bem-te-Vi passou a se chamar Jacaré, quando sabemos que o Cangaceiro Jacaré (Bando de Corisco) morreu em 1936. Isso é piada! Esse cara não tem nada que comprove isso. Está manchando o trabalho dos historiadores sérios e a História do Cangaço! Provas, cadê???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Sempre que pudermos estaremos respondendo!

Postagens mais visitadas deste blog

Mundinho da Oficina é eleito vereador por Carinhanha

Seguindo a onda de renovação do poder legislativo de Carinhanha, oeste da Bahia, o mecânico Raimundo Pereira Sena (Mundinho da Oficina) conseguiu eleger-se a vereador pelo Democratas. O mesmo ingressa nas fileiras dos nomes novos que compõe a Câmara Municipal de Vereadores. Pai de dois filhos (Cauã e Ávila) o mesmo é caso com a professora Joseneide Bonfim (Professora Jó) e é membro de uma das maiores famílias de Carinhanha - a família Sena. Mundinho pretende atuar defendendo as bandeiras do funcionalismo público, lavradores, esporte, saúde e educação.  O mesmo foi o único eleito pelo Democratas e faz parte dos três candidatos do grupo de Léo do Luana que alcançaram êxito nesta campanha, sendo os demais Pí do Luana e Edivaldo Mello, ambos do Progressistas. 

Bom Jesus da Lapa: trabalhador é morto enquanto trabalhava por suposto policial

O player de áudio não funciona neste navegador. Experimente abrir em outro... A situação está tensa no Projeto Formoso, município de Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, desde o último sábado (15) quando um trabalhador foi covardemente assassinado com vários tiros nas costas. Testemunhas afirmaram através de depoimentos e áudios na internet que a vítima José Pinheiro dos Santos (51) estava trabalhando fazendo uma carga de frutas no setor 04 do respectivo projeto quando foi abordado por um homem em um veículo que pediu para ele passar. O homem teria dito que já iria liberar a estrada aguardasse só um minuto, mas o homem ficou enfurecido e após atirar algumas vezes para o alto deflagrou os tiros nas costas da vítima. A população afirmou que o homem estava apenas trabalhando e que era um cidadão de bem. Após efetuar os disparos o acusado empreendeu fuga. Conforme informações o atirador trata-se de um policial que reside em Bom Jesus da Lapa. O prefeito pediu providências ...

Escolha de ministro encerra rusgas entre PDT e PT nacionalmente

Desde que teve o nome cogitado para assumir o comando do diretório estadual do PDT, Marcelo Nilo nega peremptoriamente a movimentação. O presidente atual é Alexandre Brust e, por enquanto, nada muda. Brust e o presidente da Assembleia Legislativa compartilham o alinhamento ao projeto estadual e nacional da base petista. A relação entre PDT e PT nacionalmente ficou estremecida desde que o presidente da sigla foi exonerado do Ministério do Trabalho. Piorou quando a presidente Dilma Rousseff bancou a escolha de Brizola Neto. Embora o partido não o tivesse indicado. Á época, Brust declarou que a decisão não foi tomada de maneira correta. O equívoco foi não ouvir os trabalhistas aliados a Lupi. Brizola Neto é desafeto do dirigente nacional e tem grupo interno dentro da sigla. Entre eles não estão Brust e tampouco Nilo. O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que agora, com a saída de Neto para entrada de Manoel Dias no Trabalho, as fissuras fecharam. “Agora sim h...