Pular para o conteúdo principal

Jornalista e Pesquisador faz descoberta histórica em Carinhanha

Radiola, Doquinha, Robério e Sinha
Neste sábado (26) o escritor, youtuber, jornalista, pesquisador, historiador, cineasta e ator Robério Santos, esteve em Carinhanha fazendo documentário sobre um importante personagem histórico que viveu na cidade, mas é reconhecido nos anais da história em todo o país, sobretudo, no nordeste.

Em meados de 2016 o jornalista , locutor e marqueteiro Sérgio Silva (Radiola) sinalizou a Robério Santos que o famoso cangaceiro Bem-ti-vi do caso envolvendo Zé Baiano e Lídia morreu na respectiva cidade de Carinhanha, sendo ele, até então, uma das maiores incógnitas da história do cangaço.

Após essa dica o pesquisador começou a investigar o caso e pesquisar bem. Foi quando surgiu outros personagens que ajudaram valiosamente as pesquisas. O senhor Deca Boca Rica ajudou nas pesquisas e conseguiu livros importantes de Wilson Lins em que o cangaceiro era citado como vivendo em Carinhanha. Assim Robério Santos veio a campo, saindo de Itabaiana - Sergipe e entrevistando pessoas que conviveram com Bem -ti-vi, que, aliás, em Carinhanha adotou o nome de Benedito Bacurau.

O mesmo entrevistou seu Virgílio (Virgilinho) que deu abrigo a Bem-ti-vi até o final da vida deste em 1991. Robério foi até o local onde o mesmo foi sepultado e fechou com chave de ouro uma das maiores pesquisas sobre cangaço. O que chamou a atenção é que as autoridades locais não possuem noção do quanto Bem-ti-vi era importante na história do cangaço e seu túmulo é apenas uma pequena lage sem nenhuma inscrição.

Um dos depoimentos mais marcantes foi do senhor Jorge, mais conhecido como "Jorjão do bar" que contou justamente a história que ouviu de Bem-ti-vi sobre Lídia e Zé Baiano.

Antes de iniciar a pesquisa Robério Santos foi recepcionado na casa de Radiola por amigos e fãs do canal a exemplo de Sinha do lanche (fã incondicional de Robério e seu canal O cangaço na literatura), Doquinha, Mundinho da Oficina (este conviveu com Bem-ti-vi), vereador Marcelo Falcão e muitos outros amigos.

O documentário estará disponível na íntegra em breve no canal do Youtube "O Cangaço na Literatura". https://www.youtube.com/channel/UCCW4a4XvhekadUvjGbgYYbw















Comentários

  1. A história esta incompleta eu sei coma Benedito bacurou recebeu esta apelido. E de onde ele veio e quem recepcionou no inicio.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história!! Eu ainda criança tive o prazer de conhecer e ele passou vários São João na roça do meu pai conosco!! Como lembro dele!!

    ResponderExcluir
  3. Como alguém diz que faz uma descoberta histórica sem apresentar uma prova se quer sobre o fato. Apenas com relatos orais e diz ter encontrado um túmulo sem nem ao menos checar a ossada. Sem nem se quer ter uma foto do verdadeiro Bem-te-Vi. E ainda informa que esse Bem-te-Vi passou a se chamar Jacaré, quando sabemos que o Cangaceiro Jacaré (Bando de Corisco) morreu em 1936. Isso é piada! Esse cara não tem nada que comprove isso. Está manchando o trabalho dos historiadores sérios e a História do Cangaço! Provas, cadê???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Sempre que pudermos estaremos respondendo!

Postagens mais visitadas deste blog

Comerciante Val do Frango passa mal após ingerir veneno de mosca por engano em Carinhanha

O comerciante conhecido como Val do Frango que possui comércio próximo a rodoviária de Carinhanha passou mal após ingerir veneno de mosca por engano. De acordo com Val ele confundiu uma garrafa de veneno para matar moscas com uma que ele havia colocado cachaça e resolveu degustar o aperitivo. O mesmo deu entrada no hospital de Carinhanha e em seguida foi transferido para o Hospital Geral de Guanambi. Val passa bem e encontra-se em observação. As fakesNews de pessoas sem caráter mais uma vez entrou em ação. Surgiram falsas notícias de que o mesmo ingeriu veneno porque estava com Covid-19. Isso não procede conforme informou o próprio Val do Frango. Foi um acidente doméstico e o mesmo afirma que isso pode acontecer por um simples descuido. Geralmente as notícias falsas surgem de pessoas invejosas e mal intencionadas.

Carinhanha: Mulher testa positivo para Covid-19

Na comunidade de Barrinha, povoado do município de Carinhanha, uma mulher que chegou de Brasília - DF testou positivo para Covid-19 (Coronavirus). Conforme informações do Secretário de Saúde Avalcy Brito, a mulher já veio infectada pelo vírus e está numa residência com 08 pessoas, incluindo uma gestante. A mesma ao ser submetida ao teste estava sem máscara de proteção. Conforme mais informações a mulher, ainda, está convivendo normalmente. Os familiares serão submetidos aos testes rápidos após período de 7 dias, tempo necessário para detectar o vírus. De igual modo, os moradores da residência não estão cumprindo o isolamento. Uma equipe da Vigilância e Guarda Municipal deverá ir até a comunidade para que os mesmos possam evitar contato com os demais moradores da respectiva comunidade.